16 julho 2010

Esportes na Jamaica


Em 1959, foram realizados os jogos Pan-Americanos de Chicago, nos EUA, e todas as medalhas conquistadas pelos representantes da federação foram computadas para a Jamaica (2 ouros, 4 pratas e 8 bronzes). Os atletas jamaicanos contribuíram muito para as conquistas, já que o maior número de medalhas veio do atletismo, um dos esportes mais fortes da ilha até hoje. Uma das maiores estrelas do atletismo jamaicano é a velocista Merlene Ottey, a primeira mulher do país a conquistar uma medalha olímpica, nos jogos de Moscou, em 1980. Em 2002, ela passou a defender a Eslovênia, onde mora e treina desde 1998.

No Pan de santo domingo em 2003, o atletismo também foi o ponto forte da Jamaica, rendendo três das quatro medalhas de ouro. Germaine Mason venceu o salto em altura, Brigitte Foster, os 100m com barreiras e o revezamento 4x400m masculino também subiu ao ponto mais alto do pódio.

De lá para cá, os atletas não perderam a força, especialmente no revezamento masculino, que ganhou espaço inclusive sobre o Brasil. No mundial de Helsinque, em 2005, a Jamaica foi bronze no 4x400m, ficou na quarta colocação no 4x100m e levou prata e bronze nos 100m com barreiras. O segundo lugar foi para Delloreen Ennis e o bronze ficou com Brigitte.

Brigitte Foster-Hylton é uma das estrelas jamaicanas. Antes do bronze em Helsinque, ela havia sido prata no mundial de Paris em 2003, sendo eleita a melhor atleta daquele ano em seu país. Em 2006, ela venceu sua prova nos jogos Commonwealth e terminou a temporada em terceiro lugar no ranking mundial. Já a relação dos jamaicanos com o esporte mais popular do mundo, o futebol, teve seu auge em 1998, quando os “Reggae Boys” (como são conhecidos os integrantes da seleção nacional) conseguiram se classificar para a copa da França. Foi a primeira vez que o time de uma nação do caribe de língua inglesa conseguiu tal feito. A única vitória do time no mundial foi sobre o Japão, por 2 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário